Satélite feito por alunos do ITA Cubesat AESP-14 está no Espaço


Satelite brasileiro Cubesat AESP-14 vai capacitar mão de obra

No dia 5 de fevereiro de 2015, o microssatélite brasileiro chamado AESP-14 foi lançado a partir do módulo experimental japonês “Kibo” pelo comando de controle do time JAXA (JFCT) na JAXA Tsukuba Space Center (TKSC). AESP-14 foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

O lançamento marca o sexto (56 satélites) implantação de Kibo e o terceiro (10º satélite) de implementação usando o dispositivo japonês JEM Small Satellite Orbital Deployer (J-SSOD), um lançador desenvolvido para satélites de pequeno porte.

J-SSOD é um mecanismo para a implantação de satélites projetados de acordo com especificação do projeto CubeSat (10 cm cúbico) que transfere os satélites de câmara do Kibo no ambiente do espaço e libera-os em órbita.

AESP-14 foi entregue para a Estação Espacial Internacional (ISS) em 12 de janeiro pela nave espacial Dragon (SPX-5). Para a implantação, ele foi colocado em uma câmara de vácuo do Kibo em 29 de janeiro, seguida pela câmara de despressurização em 4 de fevereiro.

Para a implantação, o Prof. Dr. Pedro Lacava e três engenheiros que se dedicam ao desenvolvimento de satélite visitaram TKSC para monitorar a implantação do AESP-14.

A função do AESP-14 é transmitir dados na frequência de radioamador e principalmente para capacitar mão de obra no país.

Cubesat AESP-14 3

Cubesat AESP-14 2



One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *