Novo Satélite para Aviões Desviarem das Turbulências


GOES-R revolucionário satélite meteorológico

Foi lançado do Cabo Canaveral na Florida no último dia 19 o foguete Atlas V da United Launch Alliance levando o novo satélite GOES-R da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, que faz parte de um programa revolucionário de satélites meteorológicos.

Com o novo satélite em órbita ao invés de imagens continentais a cada 15 minutos, será possível obter imagens a cada cinco. E em eventos climáticos severos, será possível ter imagens de alta definição disponíveis a cada 30 segundos, algo que os atuais satélites GOES não podem fazer.

Quando se trata de previsão do tempo, os meteorologistas poderão acompanhar os ciclos das tempestades com detalhes incríveis. O lançamento do GOES-R representa um grande passo em termos da capacidade de fornecer informações mais precisas e avisos meteorológicos para aviões desviarem das turbulências.

O GOES-R fará mais do que apenas produzir imagens de satélite de alta definição, ele também conta com o primeiro mapa geoestacionário de relâmpago em órbita. Combinando com a rápida atualização de imagens de satélite, a capacidade de mostrar relâmpagos em tempo quase real pode ajudar a melhorar o envio de informações sobre possíveis tornados.

Embora o objetivo principal do satélite GOES-R seja monitorar o tempo terrestre, o monitoramento solar é um tópico cada vez mais importante. As chamas solares podem perturbar o funcionamento dos satélites e infra-estrutura de comunicação, por isso ter um satélite capaz de oferecer informações sobre o tempo no espaço vai ajudar prever problemas antes deles chegarem à Terra.

A satélite chegará ao seu ponto na órbita no incio de dezembro, mas só começará a enviar informações em 2017.

O GOES-S está programado para ser lançado em 2018, seguido pelo GOES-T em 2019 e finalmente pelo GOES-U em 2024. Com o lançamento de novos satélite, os antigos serão desativados. A NASA e a NOAA sempre planejam ter pelo menos um satélite em posição como um backup no caso de algo errado acontecer.

satelite-para-avio%cc%83es-2

satelite-para-avio%cc%83es



Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *