Novo Satélite da China satélite Gaofen-3 Envia Imagens em Alta Resolução


Novo satélite chinês Gaofen-3 já enviou primeiras imagens da Terra

A China continua o seu movimentado cronograma de lançamento com a última decolagem do satélite Gaofen-3 que envia imagens em alta resolução da Terra. A sonda foi enviada no topo do foguete Long March 4C do Centro de Lançamento de Taiyuan na província de Shanxi no ultimo dia 9.

De acordo com a SASTIND, as primeiras fotos do satélite foram recebidas em 15 de agosto e, em 24 de agosto, já tinham sido coletados mais de 2,15 terabytes de dados. Na quinta-feira, a administração divulgou imagens de alta definição da cidade de Xiamen, do porto da cidade de Tianjin, bem como do aeroporto internacional de Pequim e de outros territórios da China feitas pelo satélite.

O lançamento marca o 11º das mais de 20 missões orbitais planejadas para ser realizada pela China antes do final do ano. A decolagem do dia 9 aconteceu apenas quatro dias depois que o País enviou seu satélite de comunicações o Tiantong-1 No. Assim como o lançamento do dia 5 de agosto, o lançamento do satélite Gaofen-3 foi também decolou sem aviso prévio.

De acordo com o USSTRATCOM, o Gaofen-3 satélite foi inserido em uma órbita terrestre baixa (LEO) a uma altitude de 735 por 747 quilômetros, inclinadas 98,41 graus.

Desenvolvido pela Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST), Gaofen-3 (ou seja, de alta resolução, em chinês) é baseado na plataforma do CS-L3000B. O satélite possui dois painéis solares implementáveis e está equipado com um C-band Synthetic Aperture Radar multi-polarizado (SAR), permitindo que imagens da Terra em alta resolução seja enviada 24 horas.

De acordo com relatos da mídia chinesa, Gaofen-3 será usado para enviar alerta de desastres, previsão do tempo, avaliações de recursos hídricos e a proteção dos direitos marítimos. O satélite será usado principalmente pela Administração Oceânica do país.

No entanto, o que é típico de lançamentos surpresa da China, é possível que a nova nave espacial possa ser utilizado como um satélite espião. Gaofen-3 é o primeiro satélite colocado em baixa órbita do país e sua capacidade de enviaras imagens da Terra 24 horas por dia, em todas as condições meteorológicas com uma resolução de até aproximadamente um metro torna uma ferramenta de vigilância perfeita.

A agência de Xinhua informou que o Gaofen-3 é capaz de fornecer dados de sensoriamento remoto de alta definição durante longos períodos de tempo e que pode capturar imagens contínua por quase uma hora, durante a observação do oceano. A agência destacou a nova nave espacial também é capaz de fornecer imagens claras de todas as estradas, edifícios e barcos. O satélite vai prestar serviços de imagens por até oito anos.

Os satélites Gaofen fazem parte do Sistema (CHEOS) iniciado em 2010. O primeiro satélite Gaofen foi lançado em Abril de 2013.

O próximo satélite a ser lançado será o Gaofen-5, que está programado para ser lançado em 2017. Em 2020, espera-se que todo o sistema CHEOS de sete satélites esteja em órbita.

Satélite da China 2

Satélite da China



One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *