Novo Satélite Brasileiro de Comunicação e Defesa será Lançado em 2016


Nova satélite brasileiro vai levar internet a regiões afastadas

Arianespace e Visiona Tecnologia Espacial assinaram um contrato para o lançamento do próximo satélite do governo brasileiro, Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). O satélite será lançado em 2016 através de um foguete Ariane 5 a partir do Centro Espacial da Guiana em Kourou, na Guiana Francesa.

Novo satélite SGDC será primeiro a ser 100% controlado por instituições brasileiras. O artefato será utilizado para às comunicações estratégicas para o Ministério da Defesa, e serviços de banda larga para o Ministério das Telecomunicações.

Thales Alenia Space é a empresa responsável pela construção do satélite, que vai pesar mais de 5.800 kg no lançamento, e ter uma vida útil de mais de 15 anos. Equipado com X e Ka-band transponders, o satélite irá fornecer serviços de telecomunicações civis e militares a partir de sua posição orbital a 75 graus oeste. Os cinco transponders X-band vão cobrir toda a América do Sul e rotas marítimas vizinhas.

Além disso, a banda ‘Ka’ do satélite facilitará a execução do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), levando internet de qualidade às regiões mais afastadas do Brasil.

SGDC será o 12 º satélite da Arianespace a orbitar para as operadoras de telecomunicações brasileiras.

Satélite Brasileiro fotos

Satélite Brasileiro imagem

Satélite Brasileiro



Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *