Como Saber se seu iPad ou iPhone tem Vírus


Dicas para proteger seu iPhone ou iPad de vírus

Costumávamos pensar que os gadgets iOS da Apple eram imunes a vírus e malwares. Infelizmente, ao longo do ano passado, os hackers voltaram sua atenção para o nosso equipamento móvel. Honestamente, não estou surpresa. Por quê?

Pare por um momento e pense em quanto de sua vida está em seu iPhone ou iPad. Fotos pessoais, amigos e contatos familiares, sua localização exata do GPS, seu e-mail e provavelmente muito mais estão guardados nesse pequeno gadget que você carrega.
Vamos começar apenas com o seu e-mail: mensagens pessoais, contas de utilitários e operações financeiras do seu banco e todos os cartões de crédito na sua caixa de entrada de e-mail. Com estas informações, um hacker pode visitar suas contas on-line e solicitar novas senhas. E aonde esses pedidos vão? Direito no seu e-mail, onde o hacker está apenas esperando por eles.

Com essas chaves para sua vida on-line e financeira, um hacker tem mais do que o suficiente para roubar sua identidade, limpar suas contas existentes e criar milhares de dívidas que aparecerão no seu cartão de crédito e, que os credores esperam você pague.

A realidade assustadora é que um vírus em seu iPad ou iPhone pode dar aos bandidos quase acesso ilimitado à sua vida.

À medida que iPads e iPhones se tornaram mais sofisticados, a maioria dos usuários tem certeza de que suas informações estão seguras.

Mas essa bolha de confiança continua a explodir à medida que ouvimos que malware inteligentes são projetados para iPhones e iPads. No ano passado, por exemplo, descobriu-se uma grande falha na segurança que poderia permitir que um iPhone fosse hackeado apenas com um único texto.

Esta ameaça, chamada “Trident”pode transformar qualquer iPhone em uma ferramenta de espionagem instalando um sofisticado vírus de espionagem. Com isso os hackers podem então usar a câmera  microfone do iPhone para ter acesso as suas atividades quando está proximo ao dispositivo como, gravar chamadas, mensagens de login e textos.

O bug já foi corrigido pela Apple, mas esse ataque ilustra como uma simples mensagem pode ser usada para roubar informações valiosas dos usuários do iOS, neste caso, dados confidenciais.

Como saber se seu iPhone ou iPad está infectado?

O seu smartphone tem sintomas de uma infecção? Aqui estão alguns sintomas que você pode observar caso seu dispositivo esteja infectado com um vírus:

– Uso de dados – Uma coisa que você notará em seu dispositivo caso ele esteja infectado com um vírus é um grande aumento no uso de dados. Um vírus pode usar seu limite de dados (compare o uso de dados com meses anteriores). Se você notar um enorme aumento no uso de dados, há uma boa chance de seu dispositivo esteja infectado.
– Aplicativos crash – Se você tem um vírus em seu dispositivo, os aplicativos mais simples deixarão de funcionar corretamente. Eles vão fechar (crash) quando você tentar usá-los.
– Pop-ups – Ao navegar on-line com o navegador Safari, você pode ver anúncios pop-up em todos os lugares. Este pode ser o resultado de um dispositivo infectado.

Se você suspeita que seu iPad ou iPhone possam estar infectados com malware, não entre em pânico. Em vez disso, basta seguir estas instruções para limpar o seu gadget e colocar de novo as configurações de fábrica.

Use o iCloud para fazer backup do seu dispositivo e de todos os dados pessoais nele.
Vá para Configurações >> Geral >> Redefinir.
Toque em “Apagar todos os conteúdos e configurações” para limpar todos os aplicativos e dados do dispositivo.
Reinicie seu dispositivo iOS e configure-o novamente.
Faça login no iCloud quando configurar seu dispositivo iOS e restaurar seus dados de backup.
Se necessário, faça o download de seus aplicativos novamente na App Store.

Você também pode sincronizar seu iPhone ou iPad ao seu Mac e usar o botão “Restaurar iPhone / iPad” no iTunes para restaurar o dispositivo como de fábrica. Estas etapas eliminam todos os programas em seu dispositivo iOS, que podem ter sido comprometidos e os substituí por novas cópias. Seus dados e arquivos serão preservados, embora você possa perder algumas configurações do aplicativo.

Se após restaurar as configurações de fábrica de seu telefone não foi o suficiente, então leve seu aparelho até a loja da Apple. Lá eles possuem software de verificação de sistema que detecta e remove arquivos ocultos.



Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *