Como é Rastreamento de Caminhões e Carros via Satélite


Sistema de rastreamento usa sinais de microondas

Sistema de Posicionamento Global (GPS) é um sistema de rádio-navegação mundial formado a partir da constelação de 24 satélites e respectivas estações terrestres. O sistema foi projetado inicialmente para a operação dos militares dos EUA. Mas hoje, pessoas são autorizadas a utilizar o serviço de posicionamento padrão para rastreamento de caminhões e carros sem qualquer tipo de restrições.

O sistema de rastreamento pode ser fixo ou uma unidade portátil e trabalha fornecendo a localização exata e a movimentação dos mesmos.

No painel do caminhão, um aparelho capta os sinais dos satélites de GPS e também comanda sensores embutidos em portas e no motor. O sistema então utiliza a rede de rede de Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS), que incorpora uma série de satélites que usam sinais de microondas que são transmitidos para os dispositivos GPS para dar informações sobre a localização, velocidade do veículo, tempo e direção. Assim, um sistema de rastreamento pode oferecer as informações em tempo real, assim como históricos de qualquer tipo de viagem.

GPS fornece sinais de satélite especiais, que são processados por um receptor. Estes receptores GPS não só rastreiam a localização exata, mas também podem calcular velocidade e tempo. As posições podem ainda ser calculado em vistas tridimensionais com a ajuda de quatro sinais de satélite GPS. O Segmento Espacial do Sistema de Posicionamento Global é composto por 27 satélites GPS em órbita na Terra. Há 24 operacionais e três extras (no caso de um falhar) satélites que se movem em torno da Terra a cada 12 horas e enviam sinais de rádio do espaço que são recebidos pelo receptor de GPS.

As informações contando onde o caminhão está e qual seu estado ficam armazenadas em uma caixa postal em uma estação de computador. Ela também recebe o sinal de alarme, se alguma coisa errada, como um roubo, estiver acontecendo.

As empresas de segurança têm acesso online à caixa postal e controlam o trajeto de caminhões e carros. Caso o veículo saia da rota ou o motorista envie algum sinal de pânico, os monitores podem conversar com o motorista e acionar dispositivos que cortam o combustível, travam as portas ou ligam uma sirene. Se for grave, também entram em contato com a polícia.

Rastreamento de Caminhões e Carros 4

Rastreamento de Caminhões e Carros 3

Rastreamento de Caminhões e Carros 2

Rastreamento de Caminhões e Carros



Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *